domingo, novembro 23, 2008

Avaliação sobre o curso " Alfabetização e Linguagem"

A opção por participar do curso de Alfabetização e Linguagem foi em busca de novas estratégias para desenvolver o trabalho de Avaliação/Atendimento a alunos com Necessidades Educacionais Especiais, além daqueles que aparentemente não apresentam problemas cognitivos, mas que por motivos diversos, não desenvolvem a aprendizagem.
O conteúdo do curso nos trouxe riquezas diversas para o desenvolvimento da minha prática enquanto professora, (pedagoga), da Equipe de Atendimento/Apoio à Aprendizagem.
Em todos os encontros tive a oportunidade de vivenciar novas ou diferentes práticas, que utilizei com os alunos de forma lúdica e prazerosa, levando-os a sentir mais gosto pela leitura e escrita sem tanta censura com os “erros”de ortografia. Passei a perceber as produções textuais dos alunos, com outro olhar, bem como a riqueza que há em nossa língua materna.
Aos tutores Lenita e Mauricio meu grande abraço e agradecimento por serem profissionais compromissados e realmente capacitados.
Não há duvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa língua pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a America não lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influência do povo é decisiva. Há portanto certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de cidade”.( Machado de Assis).
Fonte: Livro – Língua Portuguesa – Teoria e Prática. (Claudio Rodrigues da Silva).

Nenhum comentário: