Segundo Maria Lucia Fabrício de Andrade (UNESP) Comunicar-se eficientemente parece, a princípio, algo fácil e simples a qualquer indivíduo, dada a agilidade e a habilidade que todos têm de usar a linguagem.
No entanto durante esse processo realizado automaticamente, ou seja, sem uma real consciência do que subjaz à competência lingüística, não se questiona a seqüência de passos a percorrer para que se consiga realizar o complexo ato de comunicação por meio da língua.
Nesse sentido a comunicação seria extremamente difícil se, como diz Bakhtin (1997, p. 302), os indivíduos não dominassem os gêneros de discurso se tivessem de criá-los no processo de fala. As dificuldades da criação de um gênero a cada construção de enunciado de modo totalmente livre seriam sentidas na perda da agilidade do processo. Daí ser necessário admitir, com Bakhtin, que a língua se realiza por meio de enunciados (orais ou escritos).
Os gêneros são entidades comunicativas e se classificam de acordo com a situação na e para a qual são produzidos. Já os tipos são entidades formais, ou lingüísticas. Ou seja: os tipos são definidos e classificados por seus traços lingüísticos predominantes.
Gêneros textuais: realizações sociocomunicativas (ligado a finalidade);
Tipos textuais: realizações linguísticas (estruturais formais e organização interna do verbo narrativo, descritivo).
No entanto durante esse processo realizado automaticamente, ou seja, sem uma real consciência do que subjaz à competência lingüística, não se questiona a seqüência de passos a percorrer para que se consiga realizar o complexo ato de comunicação por meio da língua.
Nesse sentido a comunicação seria extremamente difícil se, como diz Bakhtin (1997, p. 302), os indivíduos não dominassem os gêneros de discurso se tivessem de criá-los no processo de fala. As dificuldades da criação de um gênero a cada construção de enunciado de modo totalmente livre seriam sentidas na perda da agilidade do processo. Daí ser necessário admitir, com Bakhtin, que a língua se realiza por meio de enunciados (orais ou escritos).
Os gêneros são entidades comunicativas e se classificam de acordo com a situação na e para a qual são produzidos. Já os tipos são entidades formais, ou lingüísticas. Ou seja: os tipos são definidos e classificados por seus traços lingüísticos predominantes.
Gêneros textuais: realizações sociocomunicativas (ligado a finalidade);
Tipos textuais: realizações linguísticas (estruturais formais e organização interna do verbo narrativo, descritivo).