quinta-feira, julho 24, 2008

Estudo Temático: Ortografia

"Se pensamos no aprendiz das séries iniciais,devemos então ter bom senso: em lugar de nos assustarmos quando ele escreve qualquer palavra que contenha irregularidades, mais útil será ajudá-lo a dominar, pouco a pouco, a escrita das palavras (com dificuldades irregulares) que, por serem frequentes, são de fato importantes."
Artur Gomes de Morais

Neste encontro recebemos um colega novo, não de curso ,mas de turma.
Foram entregues os seguintes textos: o que aprender de ortografia? Para que ensinar ortograia?; Uma reflexão sobre as normas ortograficas. (Artur Gomes de Morais) e O papel da fonética e da fonologia no ensino da língua (Liliane Jaqueline Guimaraes Ribeiro).

Estranho mesmo foram as frases de um ditado que os tutores ditaram! Imaginem nossas reações ao escrevermos A fatiba vebo podabe”,"Maria linfou o jamoso peixaral" “O circuxento ortecujou a jimalha". Assim iniciou nosso estudo sobre ortografia, a distinção entre o que é regular e o que é irregular na organização da ortografia e conscientizar os professores da necessidade e prioridade no trabalho escolar,à formação de alunos que possam ler e produzir textos sinificativos.
Em seguida recebermos cópias da revista Chico Bento com a história o orador da turma, iniciou uma leitura e dramatização da mesma por quatro pessoas. Nesta leitura ficamos sabendo o que seja um ALOFONE que nada mais é do que a variação de fonema, mesma escrita com pronuncia diferente. Ex: [t/ia] e [tia]- tia na pronúncia nordestina e tia normal. E uma reflexão sobre lingüística usando o texto do Chico Bento.
Houve estudo do texto O papel da fonética e da fonologia no ensino da língua; com ênfase na diferença entre fonética e fonologia habilidades necessárias para o apreender da escrita.

Fonética lida com a realidade física dos sons, já a Fonologia tem como propósito 'organizar' esses sons.


Letramento Digital

Objetivo do encontro: Despertar para a necessidade do letramento digital dos professores, capacitando-os para as práticas sociais e os eventos de letramento no âmbito das novas tecnologias de comunicação.

"...o mais recente desafio pedagógico que se coloca para educadores e lingüistas:letrar digitalmente uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação."(Antônio Carlos dos Santos Xavier)

Um encontro proveitoso porque o Maurício socializou conosco sua experiência com os tutores do projeto -PRÓ-LETRAMENTO - de Manaus.Foi realizada uma leitura reflexiva sobre o texto: Letramento Digital e Ensino de Antônio Carlos Santos Xavier, UFPE. Do texto foram retirados alguns pontos importantes, como: O avanço da tecnologia da informação, proporcionando economia de tempo, Fóruns eletrônicos, como oportunidades de discutir temas de interesse social. (eventos de letramento),cartão magnético, caixa eletrônico.E para acompanhar esses aprendizes audaciosos da geração digital,o professor precisa mudar seu perfil e sua prática pedagógica. É justamente através desses debates que temos a oportunidade de nos interagirmos melhor com todos os participantes do curso;a cada aula descubro mais e mais conhecimentos.Nesta aula também escolhemos como será uma das avaliações, a minha está sendo este blog, umas formas que encontrei para aprender mais sobre letramento digital.

Avaliações


Recebemos vários textos cujos títulos são os seguintes:PORTFÓLIO:recurso para avaliação,auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional,escrito pela MSC Maria Susley Pereira,O PORTA-FÓLIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO,de Benigna Maria de Freitas Villas Boas, UNB e LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO de António Carlos dos Santos Xavier, da UFPE.
Houve leitura do Diário de Bordo da tutora Lenita, referente ao grande encontro com Jonas Ribeiro e André Neves.
Discutimos a respeito do portfólio, avaliação e letramento digital, vimos alguns slides sobre avaliação e aprendizagem.
O que é avaliação? Para que serve a avaliação? De qual avaliação precisamos?

Umas das atividades que gostei foi o ditado de figuras, que ao final dos comandos você acabaria construindo um trem. Só que saiu vários modelos de trem, devido a compreensão e interpretação de cada um.Isso foi um exemplo de como avaliamos, o que queremos avaliar.

O grande Encontro

Porque o grande encontro? Por tratar de Jonas Ribeiro e André Neves,o escritor e o ilustrador que escreve e encanta as pessoas com seus livros. deu-se início, com apresentação das contadoras de história, Rayane e Virgínia,que narraram " A bruxa Cremilda e seus batons magnéticos", de (Jonas Ribeiro) e" Poesias de dar água na boca". ( André Neves e Jonas Ribeiro)
André Neves apresentou-se à platéia, falando de sua vida antes de conhecer o Jonas Ribeiro em uma bienal de São Paulo. A partir daquele momento começaram um trabalho juntos, de prazer em criar seus personagens. O Jonas Ribeiro, fêz sua apresentação, falando de sua paixão pela leitura e a criação de suas histórias. Falou da questão da alfabetização,dos mistérios e segredos que envolvem essa prática pedagogica; a importância que deve ser dada ao livro didático, da maneira como o professor deve instigar o aluno a ler. Que o professor além do livro didático, deve lançar mão de um livro diferente de sua disciplina.
A o final eles nos presentearam com várias apresentações maravilhosas.