quinta-feira, julho 24, 2008

Letramento Digital

Objetivo do encontro: Despertar para a necessidade do letramento digital dos professores, capacitando-os para as práticas sociais e os eventos de letramento no âmbito das novas tecnologias de comunicação.

"...o mais recente desafio pedagógico que se coloca para educadores e lingüistas:letrar digitalmente uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação."(Antônio Carlos dos Santos Xavier)

Um encontro proveitoso porque o Maurício socializou conosco sua experiência com os tutores do projeto -PRÓ-LETRAMENTO - de Manaus.Foi realizada uma leitura reflexiva sobre o texto: Letramento Digital e Ensino de Antônio Carlos Santos Xavier, UFPE. Do texto foram retirados alguns pontos importantes, como: O avanço da tecnologia da informação, proporcionando economia de tempo, Fóruns eletrônicos, como oportunidades de discutir temas de interesse social. (eventos de letramento),cartão magnético, caixa eletrônico.E para acompanhar esses aprendizes audaciosos da geração digital,o professor precisa mudar seu perfil e sua prática pedagógica. É justamente através desses debates que temos a oportunidade de nos interagirmos melhor com todos os participantes do curso;a cada aula descubro mais e mais conhecimentos.Nesta aula também escolhemos como será uma das avaliações, a minha está sendo este blog, umas formas que encontrei para aprender mais sobre letramento digital.

Nenhum comentário: