quinta-feira, julho 24, 2008

Estudo Temático: Ortografia

"Se pensamos no aprendiz das séries iniciais,devemos então ter bom senso: em lugar de nos assustarmos quando ele escreve qualquer palavra que contenha irregularidades, mais útil será ajudá-lo a dominar, pouco a pouco, a escrita das palavras (com dificuldades irregulares) que, por serem frequentes, são de fato importantes."
Artur Gomes de Morais

Neste encontro recebemos um colega novo, não de curso ,mas de turma.
Foram entregues os seguintes textos: o que aprender de ortografia? Para que ensinar ortograia?; Uma reflexão sobre as normas ortograficas. (Artur Gomes de Morais) e O papel da fonética e da fonologia no ensino da língua (Liliane Jaqueline Guimaraes Ribeiro).

Estranho mesmo foram as frases de um ditado que os tutores ditaram! Imaginem nossas reações ao escrevermos A fatiba vebo podabe”,"Maria linfou o jamoso peixaral" “O circuxento ortecujou a jimalha". Assim iniciou nosso estudo sobre ortografia, a distinção entre o que é regular e o que é irregular na organização da ortografia e conscientizar os professores da necessidade e prioridade no trabalho escolar,à formação de alunos que possam ler e produzir textos sinificativos.
Em seguida recebermos cópias da revista Chico Bento com a história o orador da turma, iniciou uma leitura e dramatização da mesma por quatro pessoas. Nesta leitura ficamos sabendo o que seja um ALOFONE que nada mais é do que a variação de fonema, mesma escrita com pronuncia diferente. Ex: [t/ia] e [tia]- tia na pronúncia nordestina e tia normal. E uma reflexão sobre lingüística usando o texto do Chico Bento.
Houve estudo do texto O papel da fonética e da fonologia no ensino da língua; com ênfase na diferença entre fonética e fonologia habilidades necessárias para o apreender da escrita.

Fonética lida com a realidade física dos sons, já a Fonologia tem como propósito 'organizar' esses sons.


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